o que é uma bíblia para estudar

O Que é uma Bíblia de Estudo e Porque Você Deve Ter uma em Sua Casa

A maioria dos cristãos, não importa sua denominação, terá algum tipo de Bíblia de estudo em sua estante. Se ela é usada ou não ou usada corretamente é outra questão.

Uma Bíblia de estudo pode parecer intimidante, talvez você a ache distrativa porque você passa mais tempo nas anotações…

Ou talvez você não queira usar nenhuma porque você sente que não pode confiar na interpretação.

O propósito de uma Bíblia de estudo é ajudá-lo a entender as Escrituras mais claramente à medida que você a lê.

Ela geralmente contém notas para interpretação bíblica, introduções de livros para fornecer contexto e mapas para imagens visuais de locais.

Mas há 4 coisas que você deve saber antes de ler ou comprar uma Bíblia de estudo e vou te explicar um pouco melhor agora:

1. Observe a linha horizontal

A primeira coisa que você pode notar sobre uma Bíblia de estudo é que há uma linha horizontal separando o texto bíblico das notas interpretativas abaixo.

Tudo acima da linha é inerrante e infalível. Tudo abaixo da linha está cheio de boas intenções, mas pode não ser verdade. Devemos ser como os nobres Bereanos que cruzaram o ensinamento que receberam com a Palavra autorizada de Deus.

Devemos ler as notas, mas tomar cuidado para não dar às notas a mesma autoridade que a Escritura tem.

Também é bom conhecer os editores de sua Bíblia de estudo; procure os nomes deles, e verifique se suas crenças estão alinhadas com o que você ou sua igreja acredita.

Você também pode pedir ao seu pastor algumas sugestões de diferentes bíblias de estudo.

2. Faça mais do que apenas ler as notas

A segunda dica é “use sua Bíblia de estudo para mais do que apenas as notas”.

É fácil ser pego na seção de notas, mas as notas não devem tirar o tempo gasto na Palavra. No entanto, há outros benefícios em uma Bíblia de estudo além das anotações, como apresentações de livros.

Estou convencido de que as partes mais subutilizadas e ainda importantes de uma boa Bíblia de estudo são as introduções a cada livro bíblico.

Uma leitura cuidadosa da introdução o ajudará a ver o quadro geral. Use bem as introduções bíblicas de estudo, e será menos provável que você tire uma passagem fora do contexto.

As introduções de livros podem nos fornecer informações históricas sobre o autor do livro, o público original, o cenário/localização dos eventos no livro, e o tema e propósito do escrito.

Compreender o contexto de um livro ou passagem bíblica pode nos ajudar muito na nossa compreensão do significado original e aplicação para hoje.

o que é uma bíblia de estudo

3. Veja mais de uma Bíblia de estudo

A terceira dica é “usar mais de uma Bíblia de estudo”.

Você pode encontrar uma Bíblia de estudo que você realmente gosta, e você pode querer usá-la como sua única fonte para interpretar o texto bíblico.

Mas embora isso possa ser conveniente, não lhe dará mais de uma visão.

Nem todas as Bíblias de Estudo são criadas iguais. Há algumas que eu altamente recomendaria e outras que eu altamente desencorajaria os cristãos de usar.

Faça alguma pesquisa para descobrir a posição teológica da Bíblia de estudo, quem escreveu e editou as notas, e se há um foco ou tema que ela está tentando colocar…

Os professores podem fornecer sabedoria piedosa, mas só porque você tem uma Bíblia de estudo não significa que você precisa descobrir tudo sozinho.

Não se esqueça que o Espírito Santo está lá para guiá-lo e ajudá-lo na sua compreensão.

4. Uma boa interpretação trará glória a Deus

Devemos usar nossas Bíblias de estudo para interpretar as Escrituras na comunhão dos santos.

Algumas pessoas opõem-se ao estudo das Bíblias. Afinal, nós precisamos de todas essas notas para nos dizer o que a Escritura realmente diz?

Mas como C.H. Spurgeon observou

Parece estranho, que certos homens que falam tanto do que o Espírito Santo revela a si mesmos, pensem tão pouco do que ele revelou a outros.

As principais Bíblias de Estudo não apresentam novas interpretações surpreendentes.

Elas colocam você em diálogo com os melhores intérpretes – professores que são dons de Deus para a igreja – para nos ajudar a lidar corretamente com a Sua Palavra. Quando o fazem, podemos verdadeiramente dizer: toda a glória somente a Deus.

Se a sua Bíblia de estudo está dando a você uma nova informação que você nunca ouviu antes e que não parece estar alinhada com o texto ou faz com que você questione ou duvide, consulte o Espírito Santo que está com você e peça a Ele para ajudá-lo a discernir o que é verdade.

A Escritura não é um quebra-cabeças para descobrir; não há nenhum segredo para descobrir.

Deus lhe deu a Sua Palavra para falar claramente a você, o Seu Espírito para guiá-lo e dar-lhe sabedoria, e os mestres para oferecer interpretações.

Agora que você entendeu o que é uma bíblia de estudo, pode começar a procurar pela opção que mais te agrada. Nós temos matérias disponíveis aqui no site.

Tradução e adaptação de: CrossWalk / Jesus lover

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *